Aprenda a lavar panelas sem complicações

Nem todos gostam de lavar panelas, e a tarefa fica ainda mais chata quando a sujeira está impregnada e a panela cheia de manchas que não saem, a sensação é de que não terminaremos nunca de limpar.

A boa notícia é que com truques super fáceis e com produtos que todos temos em casa a limpeza das panelas fica muito mais fácil!

Anote nossas dicas.

Lavar panelas de alumínio

Elas são as que mais arrepiam as pessoas na hora de lavar a louça por um simples motivo: a necessidade de arear. Acontece que para a panela de alumínio ficar brilhando não é necessário passar palha de aço! Se você arear uma vez a panela, será necessário sempre fazer o processo para que ela fique brilhando, por isso antes de partir para essa solução, tente nossa dica.

Na parte externa da panela basta passar uma bucha com o lado mais grosso e um pouco de sabão de coco em barra. Já na parte interna quando o alimento está grudado basta retirar o excesso de sujeira e gordura com a bucha, colocar água dentro da panela, adicionar 4 a 7 colher de vinagre de álcool e levá-la ao fogo até ferver.

A sujeira desgrudará rapidamente e a panela ainda ficará com um brilho de como se fosse nova!

Para retirar manchas que já estão na panela há um bom tempo, basta fazer uma mistura com um pouco de água e bicarbonato de sódio, aplicar cobre as manchas e deixar agindo por aproximadamente duas horas. Depois é só retirar o produto com ajuda do lado macio da bucha e pronto, adeus manchas!

Lavar panelas de inox

Muita gente também acredita que arear as panelas de inox também é uma solução para deixá-la brilhando, mas acontece que quando areamos esse tipo de panela ela fica toda riscada e as possibilidades da comida grudar aumentam ainda mais.

Por isso, utilize as mesmas técnicas para lavar as panelas de alumínio com as de inox, tanto para retirar a sujeira grudada como para deixá-la brilhando.

Devido às altas temperaturas, algumas panelas ficam com manchas marrons depois do cozimento dos alimentos. Para retirar essas manchas facilmente basta colocar a panela no fogo com água e algumas rodelas de limão dentro.

Lavar panelas de cerâmica

Esse tipo de panela tem ganhado espaço nas cozinhas por ser prática e não deixar os alimentos grudarem em seu interior devido ao seu fundo antiaderente. Mas sua limpeza precisa de alguns cuidados, para a limpeza diária não utilize a parte grossa da bucha e use apenas detergente neutro.

Para retirar possíveis sujeiras grudadas o truque é colocar uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre nos locais sujos e deixar agindo por alguns minutos. Depois retire a mistura com o lado macio da bucha sem esforços.

Lavar panelas de teflon

Essas são as que mais devemos tomar cuidado, tanto na hora de lavar como na hora do cozimento de alimentos. Para não perder sua capacidade antiaderente, é importante não utilizar o lado grosso da bucha para fazer a lavagem. Já na hora de preparar a refeição, não deixe ela no fogo sem alimentos em seu interior e nem utilize utensílios de metal para mexer os alimentos em seu interior.

Seguindo nossas dicas, lavar panelas ficará mais fácil e você terá menos problemas com a conservação delas.

Compartilhe essas dicas com seus amigos!

Leave a Comment

Your email address will not be published.