Estampa na decoração: tire suas dúvidas

Assim como na moda, usar estampa na decoração é algo que ainda causa confusão nas pessoas. Como combinar as cores das estampas com o restante da decoração e até mesmo mesclar dois tipos de padrões em um mesmo ambiente?

Responderemos a essas e outras perguntas nesta matéria especial. Confira!

Por onde começar?

Tem pessoas que preferem estampas geométricas. Há aquelas que adoram a leveza das flores. Independente de qual estilo você prefira, nunca saia da sua zona de conforto na hora de escolher a estampa para um ambiente. Especialmente se você passará muito tempo nele, como o quarto ou a sala de estar.

Escolha primeiro a estampa e, a partir daí você decidirá o restante da decoração. Nunca faça o contrário, pode ser que na loja aquela peça estampada estava super bonita mas, ao chegar na sua casa você percebeu que a combinação não ficou harmônica.

Como posso usar a estampa?

Ela pode ser usada para dar destaque a uma parede, conferir mais identidade ao ambiente, alegrar uma área que está esquecida na casa, ser o destaque no ambiente ou apenas uma composição para a decor.

A estampa tem diferentes aplicações na decoração, por isso você precisa saber qual será sua utilização naquele ambiente antes de começar a composição para não deixar a decor muito exagerada.

Posso combinar diferentes tipos de estampa na decoração?

Pode! Não tem nenhum problema em combinar estampas na decoração, a única dica é seguir sempre o mesmo estilo. Por exemplo, se a estampa principal do ambiente é geométrica, siga sempre nessa padronagem com o restante dos detalhes que você deseja adicionar.

Além disso, procure combinar os mesmos tons de cores nas diferentes estampas para o ambiente não ficar parecendo uma alegoria carnavalesca.

Como combinar cores e estampas?

Uma vez definida qual será a estampa do ambiente, você precisará adicionar outros objetos e peças que farão a composição do local. Para isso, escolha uma cor contida na estampa que será a que predominará na decor do cômodo e componha as texturas e móveis com base em tons que combinem com a base.

Como não enjoar das estampas?

Se você costuma enjoar rapidamente da decoração dos ambientes, com certeza a estampa te fará ficar enjoado mais rápido ainda, por isso fuja das estampas em papel de parede ou estencil com tinta.

Uma saída é escolher peças estampadas que você poderá trocar com facilidade, como cortinas, capas de almofadas, capas de sofá e tapetes. Dessa forma, você pode ter mais de uma opção de peça para aquele ambiente que combinará com a decoração e sempre que desejar, realizar a troca.

Apesar de ser algo que a maior parte das pessoas têm medo, utilizar estampas na decoração é fácil e, quanto mais você pesquisar sobre o assunto, melhor será quando você for aplicar em algum ambiente de sua casa.

Gosta de estampas na decoração e tem alguma aplicada em um cantinho da sua casa? Conte para nós nos comentários!

Leave a Comment

Your email address will not be published.