Saiba como realizar a limpeza de pisos corretamente

Muitas pessoas acreditam que não existe segredo na limpeza de pisos, mas você sabia que cada tipo pede um modo diferente de realizar a limpeza? E que em alguns você não pode utilizar materiais abrasivos?

Saiba como realizar corretamente a limpeza dos diferentes tipos de piso!

Madeira

Podemos dizer que os pisos de madeira são os que possuem mais restrições para fazer a limpeza. Não utilize qualquer tipo de material abrasivo neles, como álcool, solventes ou querosene, estes produtos retiram o verniz do acabamento e prejudicam a madeira. Outra inimiga deste tipo é a água, pois ela deixa o material com aparência de desgastado muito facilmente.

A maneira mais eficiente de limpar este tipo de piso é utilizando aspirador de pó, vassoura de cerdas molinhas ou um pano seco. Se você precisar tirar alguma mancha ou comida do chão, utilize um pano bem torcido, embebido em água e com duas gotinhas de detergente neutro. Logo em seguida passe um pano seco para retirar o excesso de água.

Porcelanato

Este tipo de piso é um pouco mais poroso, por isso é importante fazer a limpeza dele com produtos específicos que agem com mais potência, tirando até a sujeira mais pesada que fica incrustada nele.

Em alguns casos, é necessário aplicar o produto duas vezes para que o piso seja completamente limpo. E lembre-se, a manutenção é muito importante para garantir que o peso não fique com manchas de sujeiras que se acumulam com o tempo.

Granito

Este é o piso mais fácil de ser limpo e que tem uma manutenção muito simples. Mas existem alguns produtos que não podem ser utilizados neste tipo: os oleosos, ácidos, a água sanitária, o detergente, qualquer material que seja corrosivo ou que contenha corantes em sua fórmula. O mais indicado é utilizar um pano úmido.

Cerâmica

Utilize um limpador geral de pisos para a cerâmica, ele já dá conta de retirar a gordura e manchas que ficam grudadas no material. Você pode até utilizar sabão ou detergente, mas quando ele é utilizado junto com um limpador específico o resultado é mais eficiente.

Além disso, para garantir ainda mais efetividade do produto, deixe ele agindo no piso por aproximadamente 5 minutos antes de retirá-lo. Assegure-se que nenhum resíduo do produto ficará no chão para evitar manchas.

Seguindo essas dicas você conseguirá realizar a limpeza de pisos de forma fácil, prática e ainda vai garantir que eles tenham maior durabilidade.

One thought on “Saiba como realizar a limpeza de pisos corretamente

Leave a Comment

Your email address will not be published.