Plantas que são repelentes naturais de pernilongos

Com a chegada dos dias mais quentes e da temporada de chuvas, a incidência de mosquitos aumenta e a preocupação com as doenças que eles trazem toma conta da população. Além de tomar medidas que evitam a reprodução deles, como evitar acúmulo de água, existem algumas plantas que são repelentes naturais de pernilongos.

Isso porque elas possuem aromas e óleos naturais muito fortes, que na natureza funcionam justamente para repelir os insetos e pragas das plantações.

Quer saber quais são elas para ter mais um aliado na luta contra os mosquitos e pernilongos? Acompanhe nossa matéria!

Arruda não espanta só mau olhado

A crendice popular diz que cultivar arruda em casa ajuda a espantar o mau olhado e as vibrações negativas. Se isso é verdade ou mito não podemos afirmar. Mas um benefício comprovado da arruda é que ela mantém os pernilongos afastados.

Uma receita de repelente natural é triturar 50 g de folhas de arruda junto com meio litro de água e 125 ml de álcool. Depois é só colocar a mistura em um pulverizador e aplicar pela casa ao menos uma vez por dia.

Se você quiser manter as moscas longe da sua cozinha, cultivar um vasinho com a planta no ambiente vai ajudar.

Lavanda, muito além do charme

A lavanda é muito utilizada para decorar os ambientes e ainda tem um perfume que agrada a muitas pessoas. Mas parece que pernilongos e mosquitos não gostam muito de seu aroma, ele costuma afastar estes insetos de sua casa.

Cultive vasos na entrada das portas, na varanda ou em floreiras nas janelas dos quartos, isso evitará que os pernilongos entrem na sua casa.

Citronela funciona de verdade

Não é à toa que ela é utilizada em vários repelentes vendidos nos mercados, a citronela é super eficaz na luta contra moscas, borrachudos e pernilongos. Como ela se adapta muito bem ao clima quente e úmido da primavera e verão, ela é ótima para ser cultivada nesta época para manter os insetos longe.

Ela cresce em touceiras grandes e volumosas e o ideal é plantá-las no jardim. Para que elas sejam eficientes dentro de casa, faça o mesmo procedimento que o da arruda. Triture ela com água e álcool para fazer a pulverização na casa em lugares específicos por onde os pernilongos costumam passar.

Hortelã não só como tempero e chá

Ela é muito utilizada como tempero e também seu chá é muito apreciado por ajudar na digestão. Mas além disso, a hortelã também pode ser usada como repelente natural. Você pode plantá-la em vasinhos e espalhá-los pela casa em pontos onde você não deseja a presença de mosquitos, ou então colocar junto com seu jardim vertical.

Mas não se esqueça de deixar a terra sempre úmida e colocá-la no sol pelo menos uma vez por dia.

Crisântemo, o inseticida natural

O crisântemo possui uma substância que é conhecida como um inseticida natural: a piretrina. Além de repelir os pernilongos e mosquitos, ele também funciona para deixar baratas e besouros bem longe da sua casa.

Existem pessoas que até esfregam as flores na pele, mas o ideal mesmo é triturar as flores da mesma forma que fizemos com a arruda, mas sem colocar o álcool, e borrifar a mistura pela casa.

Você sabia do poder repelente que essas plantas possuem? Conhece outras que funcionam da mesma forma? Deixe um comentário!

One thought on “Plantas que são repelentes naturais de pernilongos

Leave a Comment

Your email address will not be published.