Construvendas

Entre em contato conosco!

Voltar

Aprenda a se livrar do mofo das paredes

Publicado por Construvenda,
23 de agosto de 2017

Aprenda a se livrar do mofo das paredes
Além de ser um indicativo de problemas estruturais no imóvel, o mofo das paredes também é nocivo para a saúde dos moradores, sendo responsável por problemas respiratórios como alergias, rinites e bronquites. Por isso, livrar-se do bolor é essencial para qualidade de vida.

Quer saber como se livrar do mofo nas paredes? Anote nossas dicas!


  1. Descubra qual é o problema




De nada adianta livrar-se do mofo na parede se o problema que o causou continuar lá, certo? Por isso, descubra o que está causando a umidade naquele local e resolva o problema.

Pode ser que a água esteja escorrendo por alguma fresta mal vedada de um vidro, para solucionar este problema basta fazer a vedação com silicone. Caso o problema seja de algum cano quebrado, é necessário fazer a troca do encanamento e verificar se não há problema em outras partes da casa.


  1. Limpe bem a área




O segundo passo é limpar o mofo da parede utilizando uma escova de cerdas grossas. Passe a escova nos locais escurecidos até retirar todo o excesso de bolor.

Muito importante: utilize máscara e luvas para realizar esta etapa para evitar contato direto com o mofo que está sendo desprendido da parede.


  1. Mistura caseira para tirar mofo das paredes




Em seguida, faça uma mistura caseira de água, álcool e vinagre de álcool em partes iguais e aplique essa mistura com um borrifador em cima da superfície a ser limpa.

Deixe a mistura agindo por alguns minutos e depois volte a esfregar a parede com a escova de cerdas grossas até que toda a água escura escorra pela superfície. Caso seja necessário, repita o processo.


  1. Produtos específicos para mofo




Caso a mistura caseira não funcione, será necessário apelar para produtos específicos e com composição química mais forte para se livrar do problema. O único cuidado a ser tomado é não misturá-los com outros produtos de limpeza e sempre que for utilizá-lo, fazer isso com luva e máscara de proteção para os olhos.

Além disso, é recomendável fazer o teste em uma pequena área para assegurar-se de que o produto não danificará a pintura.


  1. Tintas específicas para umidade




Caso o mofo esteja surgindo em um lugar que fica constantemente úmido, como paredes e teto de um banheiro, é interessante comprar tintas de parede específicas para locais com muita umidade. Elas previnem a aparição de mofo.

O importante para eliminar o mofo das paredes é identificar o foco de umidade e resolver o problema antes de iniciar a limpeza do local. Caso o problema persista, opte por tintas específicas para ambiente úmido que previnem o mofo e bolor.

Quer continuar recebendo dicas como essas? Curta nosso Facebook.