Construvendas

Entre em contato conosco!

Voltar

Carta de crédito imobiliário: o que é e como adquirir?

Publicado por Construvenda,
23 de maio de 2017

Carta de crédito imobiliário: o que é e como adquirir?
Se você deseja realizar o sonho da casa própria, adquirindo um imóvel ou até mesmo um terreno para a construção do seu futuro lar, saiba que o consórcio pode ser uma alternativa caso não tenha condições financeiras para pagar à vista.

Os consorciados pagam parcelas mensais e participam de assembleias, onde os créditos são distribuídos. E quando for contemplado, você receberá o valor por meio de uma carta de crédito. Difícil de entender? Explicamos logo abaixo o que é essa carta e o que é preciso fazer para solicitar a sua.

O que é uma carta de crédito?
Segundo o Blog do VivaReal, nada mais é do que um documento para quem deseja adquirir algum bem. E isso não se restringe apenas aos negócios imobiliários. Também existem outras modalidades, como o consórcio de automóveis.

Ao ser contemplado (por sorteio ou pela oferta de um lance), você recebe uma carta de crédito no valor do bem para adquiri-lo por conta própria. Só é preciso ficar atento ao prazo determinado previamente pelo banco emissor para o uso deste crédito.

No caso da carta de crédito imobiliário, o mesmo pode ser utilizado para aquisição de um imóvel ou para reforma, por meio da compra de materiais de construção.

O que fazer para adquirir uma carta de crédito imobiliário?
Ainda segundo o Blog do VivaReal, o primeiro passo é escolher o banco onde fará a solicitação. Como as taxas de juros e administrativas variam de um para outro, é recomendado conversar pessoalmente com os respectivos gerentes.

Recorrer à carta de crédito é garantia de facilidade e rapidez no processo de compra e venda. Para o vendedor, é uma garantia que o comprador tem crédito disponível no banco e o tempo de recebimento do dinheiro é quase imediato, como um pagamento à vista.

Mas lembre-se: o imóvel comprado com a carta permanece hipotecado até que você pague todas as prestações contratuais. Por isso, antes de escolher a forma de obtenção do crédito, procure seu planejador financeiro, esclareça as dúvidas e encontre a melhor opção.