Construvendas

Entre em contato conosco!

Voltar

Casa ou apartamento? Descubra qual a melhor opção

Publicado por Construvenda,
6 de setembro de 2017

Casa ou apartamento? Descubra qual a melhor opção
Depois de decidir qual será o valor a ser investido no novo lar, outra dúvida deve ser sanada: casa ou apartamento?

Descobrir qual opção se adequa melhor ao seu estilo de vida e às suas aspirações precisa ser a primeira decisão antes de você começar a pesquisar pelo imóvel ideal.

A seguir, apontaremos quais são as vantagens e desvantagens de cada opção para você fazer a escolha correta. Confira!

As vantagens de morar em uma casa


Além da parte óbvia de ter mais espaço para você e sua família, ter área para poder cuidar de um jardim e receber os amigos com privacidade, morar em uma casa te dá mais liberdade por não ter vizinhos muito próximos de você.

Isso faz com que você possa ouvir música um pouco mais alto, receber visitas até um pouco mais tarde e outras vantagens.

Você também terá liberdade para criar animais sem que precise olhar regras de condomínio ou então escolher um empreendimento que aceite animais em apartamentos.

E, claro, o seu bicho de estimação terá mais espaço para se exercitar e haverá menos reclamações de vizinhos caso o cão ou gato faça muito barulho.

Tendo isso em vista, você terá mais autonomia para viver de acordo com suas próprias regras, sem se preocupar em fazer muito barulho e até mesmo sem ser incomodado com o barulho dos vizinhos arrastando móveis, pregando coisas na parede ou até mesmo andando de salto.

As desvantagens de morar em uma casa


Sim, elas existem! Em uma casa você terá mais gastos com IPTU, luz e água, já que eles não são compartilhados com outros moradores. Além disso, se não for em um condomínio fechado você terá menos segurança do que em um apartamento.

E aí os gastos aumentam, já que você precisará investir em itens de segurança, como cerca elétrica, câmeras de seguranças e guardas patrimoniais.

As vantagens de morar em um apartamento


Muitas pessoas estão acostumadas a morar em casa e acreditam que não existem vantagens em morar em um apartamento. Acontece que todas as desvantagens de morar em uma casa viram vantagens. Mais segurança, menos gastos com IPTU, água, luz e gás.

Quem escolher por morar em um apartamento terá menos trabalho também com a manutenção e limpeza do local, já que é um ambiente relativamente menor que uma casa e que não possui área externa.

Além disso, morando em um condomínio você conta com infraestrutura de salão de festas, áreas de lazer, piscina, salão de jogo e até mesmo academias.

As desvantagens de morar em um apartamento


O apartamento por ser um problema para quem tem ou deseja ter um animal de estimação de grande porte, por ter pouco espaço ele pode acabar ficando estressado e com problemas de saúde.

Ter vizinhos morando muito perto também é um incômodo para algumas pessoas, pois atrapalha na privacidade e gera alguns transtornos como som alto e barulhos o tempo todo.

Além disso, existem as regras do condomínio que devem ser seguidas para uma boa convivência.

Casa ou apartamento?


A resposta depende do seu estilo de vida e de como seria sua adaptação em casa uma das opções. Se você gosta de mais privacidade e receber seus amigos no conforto de seu lar, com certeza a casa é a melhor opção. Se você prefere uma vida mais prática e não se importa em receber os amigos com pouco espaço ou em um espaço comum do condomínio, o apartamento pode ser sua opção.

Gostou das dicas para escolher uma casa ou apartamento? Continue acompanhando nosso blog para ver mais conteúdos como esse!