Construvendas

Entre em contato conosco!

Voltar

Conheça a história de Mogi Guaçu

Publicado por Construvenda,
16 de outubro de 2017

Conheça a história de Mogi Guaçu
Você já conhece um pouco da história de Mogi Mirim, que tal conhecer como foi o surgimento da vizinha Mogi Guaçu e descobrir qual a grafia correta do nome da cidade? Vem com a gente que contamos um pouco dessa história!

 

A origem da população


Até o século XVII a região era lar de tribos indígenas caiapós, entre os anos de 1650 e 1655 os primeiros bandeirantes chegaram na região. Eles estavam indo em direção a oeste de Minas Gerais e a Goiás, em busca de pedras preciosas, ouros e escravos.

Com o tempo eles começaram a estabelecer morada às margens do rio Mojiguaçu e a população indígena foi diminuindo. O vilarejo ali formado foi elevado ao título de freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Campo no ano de 1728. Alguns anos depois, em 1751, o local passou a se chamar Mogi Guaçu.

Produção cafeeira e a Companhia Mogiana


O desenvolvimento econômico da região começou com a produção cafeeira e posteriormente, em 1875, com a construção da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro para fazer o transporte do café produzido na região para outros locais. Dois anos depois, em 1877, a freguesia foi elevada ao título de município.

Produção de cerâmica e iluminação


Em 1888 aconteceu a abolição da escravatura e os imigrantes italianos começaram a chegar na região. Isso deu início à fase industrial da cidade e à produção de cerâmica, que só era possível graças ao tipo de argila taguá que é encontrado no município.

Em 1909 a cidade ganhou iluminação elétrica e os lampiões de querosene foram aposentados. Mais tarde, em 1966, Mogi Guaçu passou a ser comarca.

Origem do nome


O nome vem do tupi antigo moî'ygûasu, que significa "grande rio das cobras" (moîa, "cobra + 'y, "rio" + ûasu, "grande") e refere-se ao Rio Mojiguaçu. Ao longo dos anos, a grafia M'Boijy foi alterada para Boigy, depois para Mogy, Mogi e finalmente para Moji.

Moji ou Mogi?


Existem muitas dúvidas quanto à grafia correta do nome da cidade e realmente é um assunto complicado. De acordo com as regras de ortografia, o correto seria Mojiguaçu, tudo junto e escrito com 'j', pois como é uma palavra de origem tupi-guarani é acordado que seja escrita com a letra 'j'.

Deve ser escrito junto, pois a sílaba 'ji', embora seja tônica, não é acentuada, somente quando a última sílaba recebe o acento é que a palavra deve ser hifenizada.

Mas, desde 1999, mesmo em desacordo com as normas ortográficas, foi oficializado que a grafia correta do município seria Mogi Guaçu.

Você conhecia a história de Mogi Guaçu e sabia dessa curiosidade sobre o nome da cidade? Deixe um comentário e dê sua opinião!