Construvendas

Entre em contato conosco!

Voltar

Cuidados com piscina em casa: o que devo saber?

Publicado por Construvenda,
17 de outubro de 2017

Cuidados com piscina em casa: o que devo saber?
O verão está chegando e muitas pessoas já começaram a planejar a construção da piscina em casa ou estão ainda fazendo algumas pesquisas para saber se vale a pena investir em uma. Mas existem muitos cuidados com a piscina e você precisa ter todos em mente na hora de bater o martelo para investir em uma.

Confira quais serão os cuidados que você deverá tomar ao escolher por ter uma piscina em sua casa.

 

Vida financeira em dia


Não são apenas os custos com a instalação que devem ser levados em conta, os custos com a manutenção continuarão ao longo do tempo, por isso você deve ter em mente que precisará de uma sobra de dinheiro para conseguir manter a piscina sempre limpa e em ordem.

Alguns dos cuidados que devem ser tomados para manter a qualidade da água da piscina são:

Controle o pH e a alcalinidade


Caso o pH da água não esteja controlado, existe a possibilidade de danificar alguns materiais de sua estrutura além de ser um risco para os banhistas. Um pH muito ácido corrói os metais e deixa a pele e mucosas sensíveis. Um pH alcalino dificulta a limpeza e também deixa a pele e os olhos das pessoas irritados.

O ideal é que o pH da água da piscina esteja em 7, que é um pH neutro igual ao da água que tomamos banho. Para isso existem kits de controle de pH da água que podem ser comprados em casas de piscina que ajudam a identificar se a água está neutra, alcalina ou ácida.

O controle deve ser feito periodicamente, sempre que a piscina for ser utilizada.

Um equipamento para medir a alcalinidade da água ajudará você a manter o pH balanceado. Isso porque a alcalinidade neutraliza os ácidos e ajuda a manter a água própria para o banho.

Quanto mais controlada a piscina neste termo, menos problemas você terá com o pH.

Utilize o cloro de forma consciente


Todos sabemos que o cloro é essencial para manter a qualidade da água da piscina, isso porque ele garante que os microorganismos nocivos para a água e para nossa pele sejam eliminados completamente.

Mas não devemos usar o cloro sem acompanhamento, precisamos saber qual tipo de produto podemos colocar para aquele tipo de revestimento de piscina.

Além disso, a qualidade da água também influencia na quantidade e no tipo de cloro a ser utilizado. O indicado é que no início você atente-se ao rótulo para ter certeza do que está sendo feito.

Mantenha o pré-filtro e skimmer limpos


O pré-filtro e o skimmer funcionam como um ralinho de pia, eles garantem que as sujeiras da piscina não cheguem até a bomba e danifique sua estrutura. Por isso é importante deixar estes compartimentos sempre livres de sujeiras para que eles não percam a eficiência e acabem até mesmo sendo danificados.

Escove sempre o revestimento


Algo que alguns donos de piscina esquecem é que o revestimento também deve ser mantido limpo para garantir que algas, fungos e bactérias não fiquem presos nas paredes e no chão.

Existem escovas específicas para realizar esta tarefa com mais facilidade e segurança. O procedimento deve ser realizado antes da peneiração e aspiração.

Peneire sempre a superfície da piscina


Essa é a tarefa que quando falamos em manutenção de piscina sempre vem em nossa mente. Ela é realmente importante para que folhas grandes e insetos fiquem boiando na água e sejam aspirados pelo pré-filtro com muita frequência. Realize constantemente essa tarefa, e sempre depois de escovar o revestimento.

Não esqueça de aspirar as sujeiras


Mesmo com a escovação e a peneiração ainda sobram sujeiras na piscina que não conseguimos retirar, nessas horas devemos fazer o que fazemos para limpar bem o chão de casa: passar o aspirador. Alguns produtos podem ser misturados na água para garantir que todas as partículas decantem e sejam depositadas no fundo da piscina.

A aspiração é um processo lento e você precisa de muita paciência. Mas ele é essencial para manter a qualidade da água.

Todos os processos devem ser feitos mesmo nas estações do ano em que não utilizamos a piscina, isso para garantir que a água esteja sempre boa e também para evitar que os componentes da piscina sejam danificados.

Gostou das dicas de cuidados com a piscina em casa? Compartilhe em suas redes sociais!