Construvendas

Entre em contato conosco!

Voltar

Cuidados com as plantas antes do verão

Publicado por Construvenda,
13 de outubro de 2017

Cuidados com as plantas antes do verão
Já estamos na primavera e ainda dá tempo de começar a cuidar das plantas antes da chegada do verão para elas não sofrerem tanto com as altas temperaturas da estação que algumas vezes as castiga.

Confira nossas dicas do que ainda dá tempo de fazer e programe-se para no ano que vem cuidar corretamente das plantas em todas as estações.

Início do inverno


No início e no meio do inverno é que devem ser feitas as podas. Nessa época as plantas ganharão forças para quando chegar a primavera consigam crescer e florescer com toda força.

Fim do inverno e início da primavera


No inverno as plantas entram em um período de hibernação, as temperaturas baixas e o tempo seco faz com que o crescimento desacelere e as flores não nascem em todas as espécies. É no final do inverno que devemos começar os cuidados com elas, e a primeira coisa a ser feita é adubar a terra para que, quando elas acordarem da hibernação, tenham nutrientes suficientes para florescerem com saúde.

A partir daí é necessário estar sempre atento à rega da planta, o melhor é informar-se sobre as necessidades de cada espécie, nem todas podem ser regadas todos os dias. Além disso, é preciso atentar-se com o ambiente em que ela está, algumas preferem o sol e outras se adaptam melhor à sombra.

Para as que preferem a sombra, o ideal é manter a terra sempre úmida e devem ser deixadas em ambientes mais úmidos, já as que gostam de sol precisam de muita água para que não fiquem mortas devido ao excesso de luminosidade.

Todo o verão


Durante todo o verão é necessário fazer adubações constantes, principalmente nas espécies que ficam mais expostas no sol. Além disso, em regiões que são muito secas é preciso fazer a rega das plantas todos os dias, até duas vezes por dia dependendo da espécie.

As regas devem ser feitas sempre no início da manhã e bem no finalzinho da tarde para evitar que o sol forte acabe por “cozinhar” as folhas com a ajuda da água.

Para as plantas que ficam dentro de casa, longe do sol, é necessário quando o tempo está muito seco além de realizar a rega também borrifar água em temperatura ambiente nas folhas para que elas continuem verdes e bem cuidadas.

É durante o verão que as doenças e pragas se proliferam mais facilmente, por isso procure sempre fazer a poda na planta para retirar as folhas que estão murchas ou ressecadas demais. Caso você note que a planta está com algum tipo de praga retire a parte afetada e aplique remédio indicado para o tipo de doença identificada.

Um cuidado extra deve ser tomado com as plantas que ficam em xaxins. Nessas, além da rega deve ser feito uma vez por mês um banho de água para que o material fique bem úmido e não resseque ao longo dos dias com mais facilidade.

Seguindo essas dicas você conseguirá manter suas plantas bem cuidados ao longo de todo ano e sua casa vai ficar muito mais bonita e alegre quando o verão chegar!

Compartilhe a matéria em suas redes sociais para que seus amigos também aprendar a cuidar das plantas corretamente.