Construvendas

Entre em contato conosco!

Voltar

5 dicas para conservar móveis de madeira

Publicado por Construvenda,
20 de junho de 2017

5 dicas para conservar móveis de madeira
Se você tem algum móvel de madeira certamente sabe que, apesar da qualidade e durabilidade, é preciso tomar alguns cuidados para evitar danos à mobília. Por se tratar de um material orgânico, a atenção deve ser redobrada na hora da limpeza.

Pensando nisso, listamos abaixo 5 dicas para conservá-los por muito mais tempo, segundo o Blog do VivaReal. Confira:


  1. Limpeza diária




A limpeza frequente é fundamental para minimizar manchas e arranhões. Para remover a poeira, use um pano macio. Quando for remover os objetos sobre o móvel, levante um a um para evitar a formação de riscos. Cuidado também na escolha dos produtos de limpeza. Evite líquidos abrasivos, álcool e saponáceos (um tipo de sabão abrasivo).


  1. Longe de focos de umidade




Madeira e água não combinam. Por isso, é fundamental que você tome cuidado com possíveis focos de umidade. Superfícies molhadas são ideais para fungos que causam mofo e bolor. O ideal é manter os móveis a uma certa distância das paredes, além de forrar os pezinhos com feltro (tecido feito de lã ou pelo).


  1. Não exponha o material à luz solar




O contato constante com o sol pode prejudicar o acabamento. O calor e a luz forte causam o desbotamento da madeira. Por isso o recomendado é mudar a disposição do móvel no cômodo. Uma outra solução é investir em cortinas.


  1. Evite excesso de peso sobre o móvel




Ainda que seja um material bem resistente, a madeira pode vergar se tiver sua estrutura sobrecarregada. O ideal é manter o uso do móvel para o que este se destina, ou seja, uma mesa não deve guardar aparelhos e equipamentos pesados da família. A dica é sempre procurar equilibrar o peso que está colocando sobre o móvel, evitando que fiquem em uma única ponta ou canto da peça.


  1. Faça manutenção periódica




Além da limpeza, você deve investir na manutenção de pequenas peças e detalhes do móvel, como parafusos, puxadores e dobradiças. Eles devem ser verificados com frequência para uma rápida substituição ou reparo. Para casos como este, o recomendado é procurar um profissional.

Como existem vários tipos de madeira no mercado, é importante buscar informações específicas para encontrar a melhor forma de manter o material em boas condições. Com essas dicas você poderá conservar os móveis por muito mais tempo!