Construvendas

Entre em contato conosco!

Voltar

Dicas para economizar energia em casa

Publicado por Construvenda,
28 de setembro de 2017

Dicas para economizar energia em casa
Parece que nunca vamos conseguir fazer economia de energia em casa: no inverno utilizamos muito o chuveiro elétrico e, como os dias são mais curtos, a tendência de ficar com a luz ligada por mais tempo é maior; quando o calor chega começamos a ligar o ar condicionado e os ventiladores com mais frequência, o que também faz a conta subir.

Mas temos uma boa notícia, com algumas mudanças muito práticas podemos economizar energia! Quer saber como? Continue a leitura!

Faça a substituição das lâmpadas


A partir da primavera os dias começam a ser mais longos e em outubro, com o início do horário de verão, utilizamos ainda menos as lâmpadas. Mas que tal diminuir ainda mais o consumo nesta época do ano?

Faça a substituição por lâmpadas fluorescentes, já é comprovado que elas gastam menos na sua conta de luz no fim do mês e, por ano, elas representam uma redução de 20 kw/h! Além disso, elas costumam ter vida útil maior do que as lâmpadas incandescentes. Mais um ótimo motivo para fazer a substituição, não acha?

Retire o que não está usando da tomada


Parece uma coisa boba, mas retirar da tomada os eletrodomésticos que você não está utilizando no momento faz diferença no final do mês. Isso porque os aparelhos ficam no modo stand-by, para nós parece que eles estão desligados, mas na verdade estão consumindo energia!

Faça a mesma coisa quando estiver fora de casa, seja viajando ou até mesmo no período em que está no trabalho. Além de fazer economia de energia, este procedimento evita que os aparelhos queimem quando acontecer alguma tempestade!

Lave a maior quantidade de roupa possível


Tente juntar grande quantidade de roupa para que sejam lavadas juntas ao invés de utilizar a máquina várias vezes por semana ou por mês. Dessa forma, além de economizar com água e sabão em pó, a conta de energia também sofrerá uma queda.

Evite utilizar a secadora de roupas, ela gasta muita energia quando está ligada. Além disso, ela também causa desgaste desnecessário nas suas roupas, você perceberá que as peças vão durar muito mais!

Fique sempre de olho na sua geladeira


Se a sua geladeira ainda não for do tipo frost free (aquela que não forma gelo) é importante ficar sempre de olho na camada de gelo que se forma no congelador. Caso ela esteja maior do que um dedo, já está na hora de fazer o descongelamento para evitar consumo excessivo de energia.

Além disso, evite abrir e fechar várias vezes a geladeira. Antes de abri-la pense em tudo que você precisar pegar para fazer de uma vez só. Também é importante não deixá-la muito encostada na parede para evitar choque de temperatura.

Com essas mudanças fáceis e práticas você conseguirá fazer economia de energia em casa e ainda contribuir para um meio ambiente muito mais saudável!

Tem alguma prática para economia que acha legal? Compartilhe por meio dos comentários!