Construvendas

Entre em contato conosco!

Voltar

Economia de água: adote medidas simples agora mesmo

Publicado por Construvenda,
7 de agosto de 2017

Economia de água: adote medidas simples agora mesmo
O inverno está acabando e a época de secas e racionamento está chegando ao fim. Apesar disso, a economia de água não pode parar, visto que este é um bem não renovável que vem se tornando cada vez mais escasso.

Atitudes simples podem ser implementadas em nosso dia a dia para nos ajudar a preservar este bem. Confira algumas dicas:

Ações em condomínios


Caso no seu condomínio a conta de água esteja inclusa no valor referente à manutenção, é importante adotar ações para que os moradores entendam a importância de economizar água.

Espalhar informativos em murais e elevadores explicando a campanha para economia de água, ou ainda enviar cartas individuais para cada morador com um demonstrativo do seu gasto mensal ajudará na conscientização.

Fique atento aos vazamentos


Eles podem estar escondidos nas paredes ou visíveis em uma pia ou cano. Os vazamentos são grandes responsáveis pelo desperdício de água em casas e condomínios. Por isso, é importante ficar atento aos sinais de vazamento e procurar resolver o problema o quanto antes.

Se sua parede apresenta mofo, tinta descascando com facilidade ou pontos de umidade é sinal de que ali existe um vazamento. Procure ajuda de um encanador até mesmo para evitar problemas futuros, como infiltrações e rachaduras.

Pequenas atitudes para economia de água


Todos já sabem, mas é sempre importante ressaltar o quanto mudanças em pequenos hábitos do dia a dia podem impactar na economia de água. Confira alguns números:

  •         Dois minutos de torneira aberta gera gasto de 13 litros de água;

  •         Fechar o registro ao se ensaboar em um banho de 5 minutos gera economia de 30 mil litros de água por ano;

  •         15 minutos com a mangueira ligada lavando o quintal gasta 279 litros de água;

  •         Cobrir a piscina gera uma economia de 379 litros de água por mês;

  •         Utilizar lava-louças gera uma economia de água de 6 vezes o método tradicional.


Essas são apenas algumas atitudes que podemos mudar no dia a dia para gerar mais economia de água. Outras mudanças, como molhar as plantas utilizando um regador, utilizar a máquina de lavar roupas sempre na capacidade máxima e reaproveitar a água da lavagem de roupa para limpar terraço também dará grande diferença na conta de água no final do mês.

Tem mais alguma dica para economia de água? Compartilhe com a gente pelos comentários!