Construvendas

Entre em contato conosco!

Voltar

Finanças do casal: aprenda a ter controle

Publicado por Construvenda,
14 de agosto de 2017

Finanças do casal: aprenda a ter controle
Iniciar a vida a dois pode ser mais difícil do que se imagina. O convívio com uma pessoa que é diferente de você em muitos aspectos é apenas uma das partes que devem ser ponderadas. As finanças do casal também devem ser muito bem avaliadas para os dois terem controle sobre os gastos e poderem realizar seus sonhos individuais e a dois.

Por isso, separamos algumas dicas para que vocês não se enrolem nessa parte e consigam alcançar todos os objetivos.

Façam uma planilha de ganhos e gastos


O primeiro passo para organizar as finanças do casal é preparar uma planilha com os ganhos e os gastos todos os meses. Esta planilha deve conter tudo, desde as contas fixas como internet, luz e água, até os gastos do dia a dia, como o cafezinho da hora do almoço.

Com uma planilha bem organizada em mãos é possível saber onde o dinheiro que vocês acharam que fosse sobrar no final do mês foi gasto e conseguem ter uma visão de como será o próximo mês, para organizar melhor o dinheiro.

Coloquem metas de gastos


Com a planilha de ganhos e gastos fica muito mais fácil estipular um valor máximo para cada tipo de gastos que o casal tem. Reservem uma quantidade todo mês para as contas fixas, depois estipulem uma meta para os gastos extras como diversão, restaurantes, cinema e viagens, sem esquecer de que é sempre bom guardar dinheiro para o próximo item.

Economizem para alcançar os sonhos


Cada pessoa tem um sonho diferente, e com casais isso não é diferente. Por isso, é preciso saber quais os desejos de cada um individualmente e também como um casal. Por exemplo, uma pessoa pode desejar adquirir um bem, a outra deseja um procedimento estético e o casal pretende fazer uma viagem internacional.

Separem um cofre para cada desejo e coloquem mensalmente uma quantia para alcançar os sonhos. É bom lembrar que esse dinheiro não precisa necessariamente ser fixo e a quantidade será diferente dependendo do mês, mas é importante não esquecer das metas de longo e curto prazo de cada um.

Façam aplicações para as finanças do casal


Sobrou um dinheirinho extra na conta no final do mês? Converse com seu gerente do banco e veja qual a melhor opção de aplicação. Atualmente, existem investimentos que geram bons lucros com aquele dinheiro que ficaria parado em conta ou seria gasto com coisas sem necessidade.

Ajustar as finanças do casal não é fácil, mas com organização é possível controlar os gastos e ainda guardar um pouco de dinheiro para aplicações ou sonhos do casal.

Gostou das dicas sobre finanças? Continua acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse!