Construvendas

Entre em contato conosco!

Voltar

Truques para limpar o forno e o fogão facilmente

Publicado por Construvenda,
16 de novembro de 2017

Truques para limpar o forno e o fogão facilmente
Não importa o quanto a gente tente deixar limpos o forno e o fogão, entre uma refeição e outra a gordura começa a impregnar e fica cada vez mais difícil retirar a sujeira.

Mas com alguns truques super simples e uma rotina de higiene, fica fácil limpar o forno e o fogão. Duvida? Confira nossa matéria!

 

Tenha uma rotina para limpar o forno e o fogão


O primeiro truque é muito simples e óbvio: mantenha o forno e o fogão sempre limpos. Entre uma refeição e outra não deixe sujeira acumulada, faça a higienização das superfícies nem que for com um pano úmido e um pouco de detergente.

Isso manterá o inox sempre brilhando e evitará que a gordura e outros tipos de sujeira grudem nas superfícies e deixe a limpeza um mais pesada ainda mais complicada.

Identifique qual o material do eletrodoméstico


Alguns fogões são de inox, mas outros são esmaltados e, para não errar na hora da limpeza, é importante saber qual tipo de material você pode passar no seu eletrodoméstico.

O ideal é usar materiais de baixa abrasividade, como buchas de fibras brancas, amarelas ou azuis. Em hipótese alguma utilize palhas de aço ou materiais que possam danificar a superfície.

Em seguida, é importante lembrar que no forno não devemos utilizar nenhum produto de limpeza com cheiro muito forte, para que os alimentos não peguem gosto. Se você quiser utilizar algum aroma, use os mais suaves e que não ficam impregnados nas superfícies.

Truques para limpar o forno e o fogão facilmente

Limpando o forno


Para começar, você precisa retirar a grade e deixá-la de molho na água quente com desengordurante por 30 minutos para desgrudar toda a sujeira dela e a limpeza ficar mais fácil.

Em outro recipiente, faça outra mistura de água quente com desengordurante e passe em todo o forno com ajuda de uma bucha não abrasiva. Retire todo o sabão com ajuda de um pano macio e seco.

Limpando o fogão


Desmonte toda a parte superior do fogão, retire as grelhas e os bocais e deixe-os de molho em uma mistura de água quente com detergente ou desengordurante.

Agora, da mesma forma que você limpou o forno, você limpará o fogão, mas desta vez você pode utilizar um produto com o odor um pouco mais forte.

Para deixar a superfície do fogão ainda mais bonita e brilhante, utilize um limpador específico para alumínio.

Mistura caseira para retirar gordura


Caso a gordura do forno ou fogão estiver muito difícil de ser retirada, espalhe vinagre branco por toda a superfície e deixe descansando por 15 minutos. Depois, passe um pano seco ou uma toalha de papel para retirar o produto.

Outra dica é fazer uma mistura de água quente com bicarbonato e passar com ajuda de um pano na superfície, a sujeira sairá com facilidade. Mas tome cuidado para não esfregar a mistura no inox e acabar deixando ele com marcas.

Tem alguma dica para limpar o forno e o fogão? Conte para nós nos comentários!