Construvendas

Entre em contato conosco!

Voltar

Limpeza do inox: saiba como fazer corretamente

Publicado por Construvenda,
17 de agosto de 2017

Limpeza do inox: saiba como fazer corretamente
Nas cozinhas mais modernas ele reina absoluto, deixando o ambiente muito mais sofisticado. Mas uma dúvida ainda prevalece: como fazer a limpeza do inox corretamente? Por ser um material muito sensível não podemos usar qualquer produto para limpá-lo, correndo riscos de manchá-lo ou riscá-lo.

Por isso, fizemos uma seleção para te ajudar na hora da limpeza do inox. Anote as dicas!

Não utilize produtos abrasivos


O inox possui uma cama protetora que o ajuda a ter o aspecto de cromado, quando passamos algum material abrasivo ou inadequado rompemos essa camada e a superfície fica exposta. É aí que aparecem os riscos e manchas que deixam as peças com aspecto de velhas.

Por isso, o ideal é nunca utilizar esponjas de aço ou produtos de limpeza abrasivos como, amoníacos, saponáceos, desengordurantes, solventes, álcool ou cloro. O ideal é utilizar sempre um pano bem macio ou o lado menos áspero das buchas de cozinha com detergente neutro.

Retire gordura grudada sem esforço


Quando a gordura está grudada há muito tempo no inox e não é possível retirá-la apenas com detergente neutro, o ideal é fazer uma mistura de bicarbonato de sódio dissolvido em álcool caseiro.

Misture tudo até obter uma pasta, aplique sobre os locais com sujeira grudada e deixe agindo por alguns minutos. Para retirar utilize água morna e um pano macio, sem fazer muita força para garantir que o inox não risque.

Deixe o inox sempre brilhando


O que todo mundo que possui eletrodomésticos em inox mais gosta é de ver a peça sempre brilhando, não é mesmo? Existem no mercado alguns produtos que possuem essa função e são de fácil aplicação. Eles podem ser aplicados logo depois que você faz a limpeza para garantir aquele brilho espelhado.

Já quem prefere as receitas caseiras, temos uma dica bem simples: aplique com um pano úmido e macio um pouco de vinagre de álcool na superfície, deixe agir por alguns minutos e depois retire com ajuda de um pano macio. Seu eletrodoméstico ficará como novo!

Disfarce os riscos na limpeza do inox


Se o eletrodoméstico já possui algum risco, é possível disfarçá-lo utilizando uma mistura com bicarbonato de sódio diluído em água. Aplique essa mistura sobre o local riscado com um pano macio fazendo movimentos leves e circulares. Retire a mistura com ajuda de outro pano e repita o processo para polir a superfície.

A limpeza do inox deve ser feita com produtos adequados para garantir que a peça não risque ou manche. Conserve seus eletrodomésticos sempre limpos para não ter trabalhos retirando sujeira grudada.

Gostou das dicas? Que tal ler esta matéria sobre limpeza do box do banheiro?!