Construvendas

Entre em contato conosco!

Voltar

Conheça a história de Mogi Mirim

Publicado por Construvenda,
11 de julho de 2017

Conheça a história de Mogi Mirim
Mogi Mirim é uma cidade com mais de 290 anos de história, mas antes de ser elevado à categoria de cidade, a Vila de São José de Mogi Mirim abrangia um território muito maior do que o conhecido hoje.

Quer saber um pouco mais da história de Mogi Mirim? Continue a leitura!

Vila de São José de Mogi Mirim


A história de Mogi Mirim começou entre 1719 e 1721, quando foi instalado o núcleo do Arraial de Mogi Mirim. Em 1751 foi criada a Freguesia de São José de Mogi Mirim, área que abrangia todo o interior do Estado de São Paulo (de Jundiaí até a divisa com Minas Gerais, nas barrancas do rio Grande).

Em 1769, Dom Luís António de Sousa Botelho Mourão (Governador da Capitania de São Paulo) enviou um ofício ordenando que Mogi Guaçu fosse elevado à vila. Porém, devido às condições desfavoráveis da região de Guaçu (lamaçais, proximidade com um rio que frequentemente transbordava e muitas febres), o Governador da Capitania de São Paulo achou mais razoável elevar Mogi Mirim à vila, visto que suas condições eram mais favoráveis.

Por fim, em 22 de outubro de 1769 foi fundada e estabelecida a nova Vila de São José de Mogi Mirim, que abrangia um território que ia desde o rio Atibaia até o rio Grande, ainda na divisa com Minas Gerais.

Nascimento das cidades vizinhas


Após ser elevado à vila, São José de Mogi Mirim começou a receber arraias e povoados que, com o tempo, também foram elevados a freguesias e vilas. Foi assim que nasceram cidades importantes do interior de São Paulo, tais como: Caconde, Franca, Casa Branca, Descalvado, Rio Claro, Mogi Guaçu, Itapira, São João da Boa Vista, Serra Negra, Espírito Santo do Pinhal, entre outras.

A cidade de Mogi Mirim


Em 1849, pela Lei n° 17, o Presidente da Província de São Paulo, padre Vicente Pires da Mota, elevou a vila de Mogi Mirim à categoria de cidade. Agora ela possuía dois vereadores a mais do que quando era uma Vila.

Três anos depois, em 1852, Mogi Mirim passou a ser Sede de Comarca Judiciária, possuindo agora juiz de direito e promotor.

Você conhecia essas particularidades da história de Mogi Mirim? Conhece mais alguma curiosidade da cidade? Deixe seu comentário e compartilhe conosco!

 

Fonte: Câmara de Mogi Mirim