Construvendas

Entre em contato conosco!

Voltar

O que mais suja na sua cozinha?

Publicado por Construvenda,
18 de dezembro de 2017

O que mais suja na sua cozinha?
A cozinha é o lugar onde mais sujamos objetos. Panelas, pratos, tupperwares, copos, tábuas, talheres, bancada, fogão… São muitas coisas às quais devemos ficar atentos com a sujeira para manter a higiene do local, por isso separamos alguns dos itens que mais sujam e merecem mais atenção na hora de ser higienizados.

Continue a leitura e confira quais são eles!

Tábua de corte


Ela é disparada o item que mais aumula bactérias na cozinha, por isso, sempre que for usada deve ser muito bem higienizada, e não demore muito tempo para lavá-la com água e detergente. Não devemos esquecer de mantê-la sempre seca também, visto que a madeira molhada pode juntar fungos e acabar mofando com o tempo.

É importante que ela seja trocada sempre que aparecerem muitos sinais de desgaste feitos por conta do corte das facas.

O tipo mais indicado de tábua de corte é aquele feito em vidro, já que o material é resistente a corte e não é poroso.

Escorredor de pratos


Quase nunca nos lembramos de limpar o escorredor de pratos, mas ele deve ser lavado com frequência, sejam aqueles de inox ou os de plástico. Nele podem ficar grudados restos de alimentos, o que pode ser foco de proliferação de germes e bactérias.

Lave uma vez por semana ou sempre que você perceber que ele está engordurado ou com restos de comida. Para realizar a limpeza, o ideal é utilizar detergente neutro ou, caso ele não seja de alumínio, utilizar saponáceos também pode ser uma ótima alternativa. Caso ele seja de inox, você deve secá-lo imediatamente para evitar manchas.

Bancada


As bancadas da cozinha é onde realizamos o corte e a preparação de alguns alimentos, e por isso merece uma atenção especial. É importante que ela seja lavada sempre que for utilizada na preparação de alimentos.

Para a limpeza, seja a bancada de granito, mármore, pedra ou nanoglass, você deve utilizar detergente neutro ou saponáceo cremoso. Utilize sempre o lado mais macio da esponja e nunca usa esponjas de aço na higienização. Água sanitária e produtos à base de cloro podem deixar a bancada porosa, por isso devem ser evitados.

 

Fora esses lugares, também devemos nos atentar ao forno, fogão e à esponja de lavar louça.