Construvendas

Entre em contato conosco!

Voltar

4 dicas para organizar a geladeira

Publicado por Construvenda,
1 de novembro de 2017

4 dicas para organizar a geladeira
Na maior parte das vezes nos esquecemos, mas organizar a geladeira é essencial para evitar desperdícios de comida e ajudar na praticidade do dia a dia quando estamos cozinhando ou tentando achar um petisco.

Mas para isso é necessário conhecer bem sua geladeira e saber em qual lugar você irá dispor os tipos de alimentos. Geralmente, na parte superior ficam os alimentos que precisam de mais refrigeração e mais para baixo vão os alimentos que precisam de menos.

Quer saber todos os detalhes e como organizar a geladeira? Vem com a gente que te explicamos!

 

Proteínas precisam de proteção


Carnes, peixes, frangos e embutidos correm maior risco de deterioração, por isso é importante que eles sejam muito bem guardados. Os potes precisam ter tampas com boa vedação para não receberem ar de fora e não deixarem a geladeira com cheiro forte.

Além disso, quando esse tipo de alimento está aberto o recomendado é consumi-los em até dois dias. E fique sempre atento à data de validade das carnes que ainda estão embaladas., mesmo na geladeira a deterioração é muito rápida.

Para os ovos a regra é um pouco diferente do que você imagina, eles devem ser guardados dentro de potes muito bem fechados. Deixá-los na porta da geladeira pode ser prejudicial devido à trepidação com a abertura e também à oscilação de temperatura que o local sofre.

Prateleiras superiores


Coloque nesse espaço aqueles alimentos que precisam de mais refrigeração e correm risco de estragar se forem expostos a temperaturas altas. Leite, iogurte, queijo e frios devem ser mantidos nas prateleiras superiores, que é o lugar que recebe mais ventilação.

Algumas geladeiras mais atuais já vêm com um compartimento fechado e específico para esse tipo de alimento na sua parte superior.

Prateleiras inferiores


Nas prateleiras inferiores ficam os alimentos que não precisam de tanta refrigeração. Geralmente são as sobras de almoço ou janta, sucos, bolos e algum alimento que esteja em processo de descongelamento.

Gavetas


As gavetas costumam gerar mais dúvidas e algumas vezes colocamos as verduras e legumes sem nos importar com a ordem correta. O recomendado é colocar as frutas nas gavetas pequenas, as verduras devem ser colocadas nas gavetas maiores, tomando cuidado para armazenar todas muito bem embaladas.

4 dicas para organizar a geladeira

Guarde os alimentos em potes


Os potes são grandes aliados para uma boa organização da geladeira. E para deixar tudo ainda mais fácil de ser achado, prefira os potes de vidro, que permitem que você veja o que está dentro sem precisar retirar a tampa e desorganizar a geladeira na hora da pressa.

Faça a limpeza periodicamente


Ao menos uma vez por mês é importante realizar a limpeza completa da geladeiras. Esse hábito é essencial para nossa saúde, pois previne que alimentos acabem deteriorando na geladeira e causando contaminação nos outros alimentos ao seu redor.

Para realizar a limpeza de forma leve, passe um pano úmido com vinagre e álcool nas prateleiras e nas paredes da geladeira. Essa mistura ajudará a retirar possíveis odores que algum alimento tenha deixado ali. Aproveite este momento para retirar todo alimento vencido ou estragado da geladeira,

Para a limpeza mais pesada, retire todos os alimentos da geladeira e passe uma bucha macia com detergente neutro em todas as prateleiras. Enxague com um pano úmido até tirar totalmente o sabão das prateleiras.

Se quiser uma limpeza com efeito antibacteriano, faça uma mistura com bicarbonato de sódio e vinagre de álcool e passe por toda a geladeira. Dê alguns minutos para fazer efeito e retire com um pano úmido.

 

Organizar a geladeira e mantê-la sempre limpa evitar que aconteça desperdícios de comida e é um excelente hábito para nossa saúde.