Construvendas

Entre em contato conosco!

Voltar

Muito charme em ambientes externos com o pergolado

Publicado por Construvenda,
4 de outubro de 2017

Muito charme em ambientes externos com o pergolado
O pergolado é uma estrutura, geralmente em madeira, feita com vigas paralelas que são apoiadas em colunas. Eles servem para dar suporte a vidro ou plantas trepadeiras ou então para levar mais charme e aconchego a ambientes externos, como áreas de churrasco, piscina ou terraços.

Quer algumas dicas de como usar o pergolado corretamente na sua casa? Confira nossa matéria!

Proteja um ambiente externo da chuva


Apesar de a maioria dos pergolados ser aberto em sua parte superior, é possível colocar uma cobertura de vidro ou policarbonato translúcido neles para que tenham a função de proteger o ambiente da ação da chuva e ainda proporcionar aconchego térmico.

Alguns tipos de trepadeira um pouco mais robustas também funcionam como proteção para chuva, mas se a quantidade de água aumentar é bom ter em mente que a folhas não vão segurar e o ambiente vai acabar molhado.

Uma outra opção é utilizar tecidos fixados nas vigas do pergolado, que criam um ambiente muito aconchegante e diferente. Deixe o tecido com uma folga, para que com a ação do vento ele tenha um movimento próprio e deixe o lugar ainda mais interessante.

Crie mais um ambiente na sua casa


É possível criar mais um ambiente com o uso correto do pergolado. Primeiro, você precisa ter em mente qual será o intuito de criar aquele espaço: receber amigos, relaxar aos finais de semana, espaço para fazer refeições na parte externa da casa…

Depois você pode começar a escolher os itens de decoração de acordo com a utilização do novo espaço.

Dê a ele muita personalidade e faça coisas diferentes e ousadas, coloque móveis de vime, fixe quadros na parede próxima a ele, decore com muitas plantas trepadeiras e orquídeas, instale uma rede… Deixe sua imaginação fluir!

Só não se esqueça que, se ele não tiver cobertura contra a chuva e as ações do tempo será precisa escolher móveis específicos para áreas externas.

Cuidados ao construir um pergolado


É bom sempre lembrar que é preciso tomar alguns cuidados para construir a estrutura de um pergolado. Se o material escolhido for a madeira, não deixe ela encostando diretamente no chão para não comprometer a estrutura, construa sapatas de concreto para proteção.

Além disso, é importante aplicar selantes ou vernizes na madeira para garantir que ela terá bastante resistência às ações do tempo.

Se você escolher por cobrir o pergolado com vidro ou policarbonato, é importante lembrar que ele precisará ter um caimento mínimo de 5%, além de garantir que em nenhum ponto será formado poças de água da chuva, o que pode comprometer o vidro.

Para uma estrutura muito mais resistente é possível construir vigas de madeira que darão mais sustentação ao pergolado. Depois basta revesti-las com porcelanato que imita a madeira natural.

Agora que você já sabe como utilizar o pergolado, que tal aderir a essa nova moda da decoração?