Construvendas

Entre em contato conosco!

Voltar

Pintar a casa: saiba como escolher a tinta certa

Publicado por Construvenda,
6 de julho de 2017

Pintar a casa: saiba como escolher a tinta certa
Seja para um lugar onde você já mora faz tempo ou para um lar novo, pintar a casa envolve muitas escolhas que devem ter alguns pontos de atenção. Uma delas é como saber qual a tinta certa entre inúmeros tipos disponíveis no mercado.

Confira algumas dicas que separamos para você saber como escolher a tinta certa.

Faça um teste de cor


Nunca confie na cor apresentada nos catálogos, sempre teste a tinta na parede de sua casa para ter certeza de que a cor ficará do jeito que você espera. Além disso, quando as tintas secam elas tendem a mudar de cor, por isso espere a demão que você aplicou secar para ter certeza de sua decisão.

Confira os lotes


É comum as latas serem de lotes diferentes quando vamos comprar uma grande quantidade de tintas da mesma cor. O problema nesse caso é que os tons tendem a ter uma leve diferença de lote para lote.

Nesses casos, procure comprar as latas que sejam do mesmo lote e, caso tenha algum lote diferente e não seja possível todas serem iguais, junte todas as latas em um recipiente e misture bem para garantir que o tom fique igual.

Use tintas específicas para cada ambiente


Tintas para ambientes internos não devem ser aplicadas em paredes externas. Isso porque elas não possuem resistência contra as ações do tempo e do Sol e poderão desbotar e até mesmo descascar muito rápido. Para ambientes externos a escolha certa é a tinta acrílica, e para ambientes internos secos a ideal é a látex.

Além disso, existem tintas específicas para ambientes úmidos, como banheiros e cozinhas, que previnem o aparecimento de mofo e bolhas nas paredes. Para estes espaços o ideal é usar tinta acrílica.

Preste atenção o material base de aplicação


De acordo com o material que receberá a tinta existe um tipo específico a ser aplicado. Confira:

Metal: objetos de metal pedem tinta esmalte, a óleo ou automotivas;

Madeira: o ideal é utilizar tintas em spray, aplicando os jatos a uma distância de 50cm do objeto;

Azulejo e plástico: prefira utilizar resinas do tipo epóxi.

Não esqueça que, para a pintura durar e ser de qualidade, cada estilo de superfície e cada ambiente pedem um tipo diferente de tinta.