Construvendas

Entre em contato conosco!

Voltar

Rachaduras na parede: saiba como evitá-las

Publicado por Construvenda,
25 de julho de 2017

Rachaduras na parede: saiba como evitá-las
Elas são as inimigas da casa e podem ser indicadores de problemas ainda maiores. As rachaduras na parede, teto e piso podem ser evitadas com medidas simples, como observar trepidações e a ação do tempo nas paredes.

Confira algumas dicas de como evitar rachaduras:

Não construa em terrenos instáveis


A primeira dica é não construir a casa em terrenos instáveis, caso contrário acontecerá o fenômeno chamado recalque – ele acontece quando a construção sofre um rebaixamento devido ao assentamento da casa no terreno.

É aí acontecem as rachaduras mais profundas, que podem levar até mesmo ao desmoronamento da construção!

Para quem já comprou a casa construída, é importante ficar atento se as portas e janelas apresentam algum desnível ou são difíceis de abrir ou fechar e também se existem rachaduras entre a parede e o piso.

Esses dão indicadores de que há problemas com a fundação da casa e será necessário chamar um engenheiro para uma análise correta.

Não utilize matérias propensos a retrações


Madeiras, argamassa, gesso, tinta e concreto podem sofrer um processo chamado de retração. Este processo é a perda de umidade do material quando ele seca, levando ao aparecimento de fissuras que podem aumentar com o passar do tempo.

Por isso, é importante construir e reformar com ajuda de um especialista e fazer uma análise quando a obra estiver pronta para avaliar a qualidade do material aplicado.

Fique atento com vibrações


Se você mora em uma rua muito movimentada, onde passam muitos caminhões, ônibus e outros veículos pesados, é bem provável que o imóvel sofra trepidações e vibrações durante o dia.

Esses fenômenos podem aumentar as chances de aparecimento de fissuras, trincas e rachaduras, comprometendo a construção.

Não deixe infiltrações na parede


É importante que assim que um vazamento é identificado, um especialista seja chamado para cuidar do problema. Isso porque a água danifica o concreto e começa a causar fissuras que aumentam para rachaduras na parede, que com o tempo podem fazer o cômodo ou imóvel despencar.

Insetos não são bons indicativos


O aparecimento de muitos insetos na sua casa pode ser sinal de rachaduras escondidas no piso, parede ou teto. Isso porque formigas ou cupins podem construir túneis subterrâneos e causar o desnível do terreno em que a casa está construída.

Procure um dedetizador se a incidência de insetos na sua casa for muito alta.

Prestando atenção em alguns indícios da sua residência e tomando cuidado na hora da construção as fissuras e rachaduras na parede podem ser evitadas.

Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog!