Construvendas

Entre em contato conosco!

Voltar

Saiba como usar o FGTS para comprar um imóvel

Publicado por Construvenda,
2 de maio de 2017

Saiba como usar o FGTS para comprar um imóvel
A compra da casa própria é, certamente, um dos maiores sonhos do brasileiro. E para realizá-lo é preciso planejamento e disciplina financeira, assim como orientações para que a aquisição aconteça da melhor forma. O uso do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), por exemplo, é um direito dos trabalhadores registrados sob o regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) para quitar, pagar uma parte ou até mesmo dar a entrada no imóvel.

E para solicitar a liberação do dinheiro do fundo, listamos abaixo os principais requisitos para o uso do FGTS na compra de um novo imóvel, segundo o Portal Brasil:

- O trabalhador deve apresentar extrato da conta do FGTS ou CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) a uma agência da Caixa Econômica Federal ou o Correspondente Caixa Aqui, um documento de identidade, declaração do imposto de renda, além de uma certidão atualizada do imóvel a ser comprado.

- Quem comprar um imóvel com auxílio do FGTS deve estar sob o regime do fundo há pelo menos três anos, mesmo que não seja uma forma contínua ou na mesma empresa.

- Segundo a Caixa Econômica Federal, banco que avalia o uso do FGTS, o trabalhador não pode ser dono ou mesmo coproprietário, usufrutuário ou cessionário de outro imóvel residencial em área urbana.

- Pelos dados do fundo, o valor da habitação não deve ultrapassar os R$ 750 mil no Estado de São Paulo. Os imóveis que forem comprados com o dinheiro do FGTS não podem ser renegociados em menos de três anos após outra venda feita com recursos do fundo.

- A Caixa alerta também que o FGTS não será liberado para compra de imóvel rural, imóvel comercial, material de construção ou terrenos.

É bom lembrar que o saque das contas inativas do FGTS já começaram a ser liberados. Clique AQUI para consultar sua conta, conferir o calendário de pagamento e obter mais informações sobre o assunto. Conheça os empreendimentos Construvenda e realize o sonho da casa própria!