Construvendas

Entre em contato conosco!

Voltar

Tipo de vidro: conheça e saiba escolher a melhor opção

Publicado por Construvenda,
5 de setembro de 2017

Tipo de vidro: conheça e saiba escolher a melhor opção
O vidro é parte importante no projeto de uma casa, apartamento e até mesmo estabelecimentos comerciais. Cada tipo de vidro tem suas características e cada projeto suas necessidades.

Saiba escolher corretamente o tipo de vidro adequado para a sua casa!

Vidro temperado


Quando você precisa de uma vidro resistente, o temperado deve ser sua escolha. Ele é geralmente instalado em locais em que podem haver acidentes com vidros menos resistentes, como box de banheiro, sacadas, vitrines e portas de estabelecimentos comerciais.

Quanto mais espesso for o vidro, mais será sua resistência a choques e outros traumas. A espessura dependerá de vários fatores, entre eles a quantidade e a força do vento que ele receberá. Por exemplo, um vidro em uma sacada ou varanda de um apartamento deve ser mais espesso do que o vidro colocado no box do banheiro.

Vidro laminado


Mas não é apenas o vidro temperado que é resistente, o laminado também é muito usado em varandas e sacadas por ser muito seguro. Além disso, ele possui tratamento que impede a passagem dos raios UV e também é ótimo para o isolamento acústico.

Por isso é ainda mais indicado para ser usado em casas e apartamento que ficam muito próximos do centro da cidade e locais de muito movimento de carros.

Para sacadas ele é ainda mais seguro do que o vidro temperado, já que uma de suas propriedades impede que ele seja estilhaçado em casa do algum dano, diferente do vidro temperado que quando sofre algum dano mais forte é estilhaçado em pequenos pedaços.

Vidro aramado


Este tipo de vidro se difere dos outros por ter uma grelha metálica em sua composição que o segura em caso de quebra. Ele também possui alta resistência ao fogo e, por isso, é considerado um dos tipos mais seguros de vidro.

Vidro impresso


Este tipo de vidro geralmente compõe o aramado, mas também pode ser feito sem os arames em sua composição. Ele possui desenhos e padrões que são impressos ainda quando o vidro está quente. A técnica pode ser aplicada em vidros temperados, laminados, jateados ou nos comuns.

Ele pode ser usado como mais um foco decorativo em sua casa e ainda dá privacidade para algumas áreas, como closets e banheiros.

Vidro jateado


Outra opção para quando se quer privacidade, o vidro jateado é opaco e não permite a visão do outro lado. Antes o vidro recebia um jato de areia para ficar com a característica opaca, mas atualmente utiliza-se outra técnica menos nociva com uso de pós abrasivos.

Vidro craquelado


Também muito utilizado para dar privacidade a algum ambiente e visto como parte da decoração, o vidro craquelado é feito com uma lâmina interna de vidro temperado e duas externas do comum. A camada interna é quebrada para dar o efeito craquelado que confere um visual de atitude ao ambiente.

Escolher o tipo de vidro dependerá das necessidades do local e se você desejar que ele seja uma peça decorativa ou apenas para separar ambientes.