Construvendas

Entre em contato conosco!

Voltar

Saiba como usar a panela de pressão

Publicado por Construvenda,
28 de novembro de 2017

Saiba como usar a panela de pressão
Muitas pessoas têm arrepios quando ouvem o chiado da válvula da panela de pressão, o medo toma conta e a coragem de fazer a comida termina ali mesmo. Mas, sabendo usar a panela de pressão da forma certa, ela não oferece riscos.

Saiba o que é preciso para não correr riscos com a panela de pressão.

 

Tenha a receita correta


Quando vamos usar a panela pressão, não podemos cozinhar a olho, precisamos conhecer a receita e ter todos os ingredientes para que dê certo.

Além disso, você precisa ficar de olho em todas as medidas e, principalmente, no tempo de cozimento do alimento. Como a panela fica o tempo todo fechada, caso o tempo no fogo exceda o necessário, a água toda evaporará.

Mãos na massa


Coloque todos os ingredientes dentro da panela de pressão e complete com água até o limite indicado pelo fabricante - que geralmente é de ? da capacidade da panela. A água é necessária para que a panela funcione, ela cozinha os alimentos no vapor e, sem água não existe vapor.

Tampe a panela e coloque-a no fogo alto, até que a válvula comece a fazer o temido chiado e a solta vapor pelos lados. Não se assuste nesse momento, afinal esse é o sinal de que sua panela está funcionando perfeitamente!

Esse barulho também é sinal de que a água dentro da panela atingiu o estado de fervura, então você pode deixar o fogo no mínimo.

Não deixe a panela abandonada por todo o tempo de cozimento, algumas vezes a válvula entope ou a panela não está bem vedada e a panela perde a pressão. Quando ela parar de fazer o chiado você deve se preocupar: desligue o fogo, espere a panela esfriar e então abra para ver se está tudo certo e tentar achar o problema.

Hora de abrir a panela


Quando o tempo de cozimento do alimento acabou, você não pode simplesmente abrir a panela. Você deve esperar toda a pressão de dentro dela escapar e ela precisa esfriar um pouco.

Você pode acelerar esse processo, que costuma ser um tanto demorado, colocando a panela com cuidado dentro da pia e jogando um jato de água fria em suas laterais (nunca jogue água diretamente na válvula). Quando ela parar de fazer chiado está na hora de abri-la com cuidado.

 

Viu como não é difícil usar a panela de pressão?