Construvendas

Entre em contato conosco!

Voltar

Veludo na decoração: como usar o tecido com requinte

Publicado por Construvenda,
4 de agosto de 2017

Veludo na decoração: como usar o tecido com requinte
Como sempre a decoração anda lado a lado com a moda, e o veludo que tinha ficado várias temporadas longe das passarelas voltou com tudo. A boa notícia para quem gosta da decoração clássica é que ele também voltou para as vitrines de lojas de móveis.

Mas a dúvida que muitos amantes do tecido possuem é como usar o veludo na decoração e manter a elegância e sofisticação do ambiente, já que ele foi taxado de velho e brega por muito tempo?

A seguir, apresentamos dicas de como usar o veludo na decoração da forma correta.

Aposte em peças-chave


Há quem queira aderir ao veludo na decoração, mas ainda tem medo de usá-lo em um sofá ou poltrona. Para essas pessoas, o ideal é investir em peças mais discretas.

As almofadas são ótimas aliadas nessas horas. O veludo dá um toque macio e confortável às almofadas, o brilho do tecido deixará qualquer ambiente com um toque de sofisticação a mais.

Nos quartos, o veludo pode ser usado de forma elegante no painel da cabeceira da cama sem medo algum de errar na composição.

Tome cuidado com a cor


Dependendo da cor escolhida para o veludo, ele pode mudar totalmente o estilo de decoração de um lugar. Por isso, conte com a ajuda de um decorador ou até mesmo peça a opinião do vendedor da loja de móveis para saber se aquela cor de veludo combina com o estilo de decoração do ambiente.

Por exemplo, tons de veludo puxando para os pastéis, como verde claro, rosa ou azul bebê remetem a um estilo de decoração vintage e jovial. Já os tons mais escuros, como o azul marinho, verde oliva ou vinho são mais sóbrios e lembram as decorações mais clássicas.

Combine o tecido corretamente


Para não deixar a decoração pesada ou até mesmo com problemas de combinação, saber com quais tecidos e texturas usar o veludo é essencial. Por não ser um tecido tão leve, ele deve ser combinado com objetos da mesma padronagem e peso.

Limpeza sempre em dia


O veludo é um tecido poroso e que adere muito facilmente sujeira e poeira do ambiente.  Se for usado para o revestimento de cadeiras de uma sala de jantar, ele deve ser impermeabilizado para evitar estragos com sucos ou molhos.

Os tecidos mais escuros disfarçam mais a sujeira e podem ser uma opção para serem usados em sofás e poltronas.

Gostou das dicas de como usar o veludo na decoração? Tem alguma peça de veludo na sua casa? Conte para nós através dos comentários!